Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição electrónicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
Esse tipo de marketing traduz-se em ações de marketing (Estratégicas, Econômicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.
Dentre esses meios estão: Email Marketing, SEO, Redes Sociais, Campanhas online de pagamentos por clique de palavras-chave e outras mais.
Tire suas dúvidas em relação aos pontos de seu projeto de Marketing digital abaixo:
Quando se trata de marketing digital muitas dúvidas surgem, principalmente quanto ao retorno e os resultados proporcionados. Muitas empresas enxergam o marketing digital como um canal de vendas, outros buscam prospecção de clientes, e ainda existem aqueles que buscam o engajamento dos consumidores e seguidores da marca/empresa.
Mas a pergunta que fica é: afinal, como mensurar o retorno de investimentos? Uma das principais vantagens do marketing digital é a facilidade de se obter métricas. Com precisão, é possível analisar qualquer campanha ou ação e, assim, direcionar o conteúdo e os investimentos.
O ROI, sigla proveniente do inglês que significa Return on Investment, nada mais é do que o cálculo do ganho que a empresa obteve em relação ao investimento realizado em alguma ação, neste caso, de uma campanha de marketing digital. De forma simples, o ROI é o resultado da soma de todas as vendas e lucro de uma campanha subtraído do custo da mesma. É importante ressaltar que aqui entram todos os gastos para que se chegue a um valor real no final, como, por exemplo, links patrocinados, e-mail marketing, trabalho das pessoas envolvidas, mídias sociais.
Conseguimos mensurar em 100% investimentos digitais como Adwords, Email Marketing, Impulsionamento de cliques em redes sociais como Facebook e Twitter, todos monitorados através de Google analytics em seu site.
Para saber quanto se deve gastar em estratégias de marketing numa determinada empresa, talvez seja interessante pensar num antigo lema da área; ele diz que estratégias bem feitas geram resultados completos, já estratégias que consistem em pequenos esforços isolados e de pouca qualidade gerarão os mesmos tipos de resultado. O princípio é valido e desde o início do marketing é empregado com sucesso.
Pensando no lema, é possível entender qual a grande vantagem do marketing digital em relação a outras mídias. No espaço digital, os resultados podem ser conferidos em tempo real. Literalmente, pode-se ter acesso a cada clique que o seu anúncio recebe. Assim, novas estratégias podem ser traçadas a partir da primeira e enquanto ela acontece. Depois de acumular alguma experiência no campo de marketing digital, pode-se verificar com bom grau de certeza o ROI, sigla que indica qual está sendo o retorno sobre investimento.
Seguindo com as dicas práticas, lembre de iniciar com pouco, uma quantia fixa e siga com essa mesma quantia até que a estratégia se mostre coesa e firme e, obviamente, comece a dar alguns frutos. O acréscimo em cima do valor fixo virá gradualmente e deve ser acompanhado com atenção, até que chegue ao valor ideal de 7%. Quando estiver acompanhando os resultados e num determinado mês o faturamento da empresa foi de 100 mil reais no mês, isso significa que os gastos com marketing digital devem ser de 7 mil reais no próximo mês. Investimentos maiores, como criação de um website ou de site e-commerce, devem ser diluídos em parcelas para que o investimento principal não fique travado nessas funções que são mais circunstanciais e ocasionais.
Ao seguir uma lógica de investimento em marketing digital cautelosa e progressiva, é possível acompanhar os resultados e poder meditar com calma qual será o próximo passo. Atualmente o público usuário de redes sociais no espaço virtual é grande e resultados certamente virão para quem apostar nessa estratégia.